quarta-feira, 23 de junho de 2010

Prevenção da Gravidez na adolescência !!!!

Segundo o Ministério da Saúde o número de partos no Brasil vem decrescendo nos últimos 5 anos. Entretanto, estes mesmos dados apontam que esta diminuição é por conta de mulheres acima de 20 anos de idade. A partir do dado citado acima compreendemos que a gravidez na adolescência é um fato que vem acontecendo numa crescente, devendo por isto, ser visto com mais atenção pela área de saúde. Entendemos ainda que este fato deva ser discutido junto aos adolescentes abordando principalmente, as ações preventivas. Neste sentido surgiu o interesse deste Oficial em abordar os aspectos preventivos da gravidez junto à clientela de adolescentes. Maj BM Méd Adriano Sampaio Zaquine, ginecologista e obstétra da 3ª Policlínica - Niterói.

PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A partir da compreensão de uma gravidez planejada, e o entendimento das implicações que a mesma pode acarretar para a vida da adolescente, que poderá escolher o momento certo para dar vida a um novo ser.

Objetivo

- Conhecer os fatores que podem levar a adolescente a engravidar;

- Identificar as implicações relacionadas à gravidez na adolescência;

- Avaliar junto aos adolescentes o conhecimento quanto aos métodos contraceptivos como forma de evitar a gravidez;

- Orientar quanto ao uso adequado e adesão dos métodos contraceptivos.

Adolescência

Atualmente, a adolescência se caracteriza como uma fase que ocorre entre a infância e a idade adulta, na qual há muitas transformações tanto físicas como psicológicas, possibilitando o surgimento de comportamentos irreverentes e desafiantes, o questionamento dos modelos e padrões infantis, que são necessários ao próprio crescimento.

adolescente.jpg

A adolescência é um período da vida que merece atenção, pois esta transição entre a infância e a idade adulta pode resultar, ou não, em problemas futuros para o desenvolvimento de um determinado indivíduo.

No entanto, para entender como a adolescência pode favorecer o aparecimento de problemas, dentre eles a gravidez precoce, é necessária uma breve revisão sobre este período.

gravides.jpg

De acordo com a OMS “a adolescência compreende um período entre os 11 e 19 anos de idade, desencadeado por mudanças corporais e fisiológicas”.

Wong (1999), descreve a adolescência como “o período de transição entre a infância e a vida adulta – um período de rápida maturação física, cognitiva, social e emocional”.

Porém, Ferreira apud Gomes et al (2003), define adolescência “como o período da vida humana que sucede a infância, começa com a puberdade e se caracteriza por uma série de mudanças corporais e psicológicas”.

Para Rosa apud Gomes et al (2003), “(...) o fim da adolescência são os ajustamentos normais do indivíduo aos padrões de expectativa da sociedade, com relação às populações adultas”.

Sexualidade na Adolescência

A adolescência é fase da vida em que o indivíduo é criança em seus jogos, brincadeiras, e é adulto com seu corpo, com seus novos sentimentos e suas expectativas de futuro. E é nesse turbilhão de emoções que normalmente os adolescentes começam a entrar em contato com sua sexualidade.

gravides3.jpg

A maior contribuição das mudanças biológicas do ponto de vista cultural, é a “transformação do estado não reprodutivo ao reprodutivo”, pois o amadurecimento do sistema reprodutivo impõe os limites para cada sexo. Neste contexto, surge a sexualidade na adolescência, sendo esta temática de relevância mundial, pois tanto dificuldades como desafios que aparecem aos adolescentes ocorrem independentemente da diversidade cultural, étnica e social.

Acompanhando as alterações hormonais, o comportamento sexual do adolescente é um produto de fatores culturais no ambiente, que cada vez mais tornam eróticas as relações sociais.


http://www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=News&file=print&sid=278

Nenhum comentário:

Postar um comentário